28 3521-3185

Notícias

“Admirabile Signum” sobre origem e sentido do presépio

03.12.2019

 

 


Presépio  montado na sede da CNBB em Brasília-DF.

 

O Papa Francisco lançou dia 1º de dezembro, em Greccio, lugar onde São Francisco fez o primeiro presépio, a Carta Apostólica “Admirabile signum” que retoma a origem, os símbolos e significados presentes no presépio. 

Segundo o Papa Francisco o nome da carta deve - se ao fato de o presépio ser um sinal simples e maravilhoso da fé cristã. Trata-se de uma carta que “pode ajudar a se preparar para o Natal”.

Para o Santo Padre representar o acontecimento da natividade de Jesus equivale a anunciar, com simplicidade e alegria, o mistério da encarnação do Filho de Deus. “O Presépio é como um Evangelho vivo que transvaza das páginas da Sagrada Escritura”, diz a Carta.

“Armar o Presépio em nossas casas ajuda-nos a reviver a história sucedida em Belém. Naturalmente os Evangelhos continuam a ser a fonte, que nos permite conhecer e meditar aquele Acontecimento; mas, a sua representação no Presépio ajuda a imaginar as várias cenas, estimula os afetos, convida a sentir-nos envolvidos na história da salvação, contemporâneos daquele evento que se torna vivo e atual 

nos mais variados contextos históricos e culturais.”

Conheça a íntegra da Carta Apostólica “Admirabile signum” aqui.

 

 

Comentários


28 3521.3185 / 28 99944.0221
Rua Humberto Tirello, 03 - Bairro Aeroporto
CEP: 29314-110 - Cachoeiro de Itapemirim - ES

 

© Paróquia São Filipe. Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web